O óleo do carro é o responsável por lubrificar e limpar as superfícies internas do motor do carro.
Sendo assim é muito importante ficar atento prazo de troca do óleo do carro.
Normalmente é indicado realizar a troca entre 5 a 10 mil quilômetros. Basta você verificar no Manual do Proprietário qual á o prazo do seu veículo.
Utilizar o óleo muito além do indicado pode ocasionar vários problemas no carro. Um óleo ‘velho’ forma borra diminuindo a lubrificação do motor e com isso o atrito das peças serão maiores tornando o desgaste dessas peças muito maior.
Muitos cometem alguns erros ao trocar o óleo do carro:
- Andar com o veículo com o nível abaixo ou acima do indicado
- Quando o óleo está abaixo do nível não há lubrificação ideal das peças, fazendo com que haja muito atrito desgastando esses componentes.
- Quando o óleo está acima do nível, corre-se o risco de ‘transbordar’ o óleo para locais que não necessitam de lubrificação, comprometendo assim essas peças.
- Apenas completar o óleo lubrificante automotivo
- É indicado realizar a troca total do óleo lubrificante. O óleo antigo possui resíduo e ao completar com um óleo novo é misturado não dando o melhor desempenho para o veículo.
- Não realizar a troca do filtro de óleo
- O filtro de óleo automotivo é o responsável por filtrar possíveis impressas do óleo. Portanto com o passar do tempo esse filtro acumula residual de óleo oxidado, que irá contaminar o óleo novo.
- Deixar pingar óleo em peças do motor
- Quando for realizar a troca do óleo tomar cuidado para que não pingue óleo em peças que não precisam de lubrificação, como catalisador, velas, entre outros.
- Limpar vareta com estopa
- Sempre que for limpar a vareta de verificação do óleo, faça com um papel absorvente. A estopa deixa resíduos que podem contaminar o óleo do motor.
Precisando realizar a troca do óleo do carro? Chame a gente, somos especialistas a mais de 30 anos.
Caso ainda tenha alguma dúvida, entre em contato: (16) 99270-4053